O curso de idiomas pode ser um marco importante na carreira, principalmente porque o mercado de trabalho analisa esse critério como um destaque no currículo.
Além disso, esse estudo pode trazer possibilidades de intercâmbio, riqueza cultural, novas oportunidades e viagens para outros países.
Esses são benefícios para o futuro promissor. E se você ainda não começou, não se preocupe. Podemos lhe ajudar com o conteúdo de hoje, para que você possa aprender de uma forma dinâmica.
Muitas vezes o aluno sente uma desmotivação durante o estudo, mas isso acontece por diversos motivos, e um deles pode ser a abordagem que o professor está utilizando.
Não existe mágica, é preciso dedicação e organização de tempo. Porém, aprender uma nova língua com os assuntos da sua preferência é uma motivação, não é mesmo?
Continue a leitura para entender mais sobre essas 7 dicas de aprendizados.
Qual é a importância do curso de idiomas?
Quando falamos do futuro, automaticamente imaginamos a nossa carreira como um dos elementos mais importantes, além de família e outras áreas da nossa vida.
As atividades exercidas na profissão têm um impacto grande, pois esse fator também está relacionado à nossa satisfação pessoal e a felicidade.
Contudo, é fundamental investir em ferramentas que tragam ainda mais experiências e aprendizados, para que a pessoa esteja capacitada para ocupar cargos de destaque no mercado.
A construção de uma carreira promissora pode ser iniciada com o curso de idiomas, que é uma excelente oportunidade para obter aprendizados, fazer networking, aprender novas culturas e ter amplo conhecimento.
Vale lembrar, que empresas que estão fazendo novas relações e expandindo para outros países, estão buscando por colaboradores que tenham esse destaque curricular.
Leia também: Curso de idiomas: 6 razões para aprender uma segunda língua.
O que torna o aprendizado de curso de idiomas eficaz?
Pode parecer um desafio realizar um curso de idiomas. Essa é uma experiência que pode ser mais fácil, caso algumas práticas forem realizadas durante todo o aprendizado, confira as dicas:
1. Gestão do tempo
A rotina de estudos é essencial, mas é preciso fazer isso da maneira correta. Não adianta perder noites para estudar e durante o dia ter uma vida agitada.
É preciso, antes de mais nada, entender como o nosso cérebro funciona, respeitando nosso corpo e limites.
Vejamos, o jornal CNN Brasil publicou uma matéria sobre como a falta de sono está relacionada a doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e demência, segundo uma matéria divulgada pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Dormir é regenerador, o nosso organismo necessita de descanso. Com isso, trazemos aqui uma atenção para a gestão do tempo de estudos.
Para começar, é preciso fazer um planejamento da sua rotina, entendendo as horas que funcionam para você e como conciliar o curso de idiomas com trabalho, lazer, descanso e outras atividades.
Uma dica importante: siga os mesmos horários de estudos sempre, para criar o hábito. Além disso, utilize ferramentas como Google Agenda, Planilhas, Alarmes e outros para manter a organização.
2. Estratégia de leitura
Essa é uma dica para quem já tem um estilo literário definido. Se você ainda não gosta de ler, pode começar por um livro mais fino, com ilustrações e que possam ser atrativos.
O ideal é que o livro seja no idioma que você está estudando. Vale pedir dicas aos professores.
A dica não serve só para livros, mas também para blogs, resenhas, revistas e tantos outros materiais.
É indispensável ter esse contato com a gramática da língua que está estudando.
Para facilitar ainda mais, vale anotar as palavras e depois consultar no dicionário, para compreender melhor o significado de cada uma.
3. Assistir a conteúdos legendados
Quem disse que não podemos aprender enquanto tiramos um tempo para maratonar uma série?
Para isso, nada de filmes ou séries dubladas. Assistir a conteúdos visuais legendados pode ser uma experiência muito boa. O telespectador aprende novas palavras, tendo contato com a pronúncia e o significado delas.
Conforme o hábito, a pessoa consegue entender algumas frases sem nem precisar ver a legenda.
4. Conversação com pessoas fluentes
No curso de idiomas, você poderá conversar com professores e colegas no idioma que está aprendendo. Claro, isso só acontecerá quando o aluno estiver no nível de aprendizado necessário.
Com a tecnologia, hoje temos acesso a aplicativos que podem ajudar nessa comunicação, podendo falar com pessoas de outro país ou apenas utilizar a Inteligência Artificial para isso.
Falar sozinho também é uma possibilidade. Se ainda tem vergonha, pode fazer isso quando estiver sozinho.
É interessante ter o celular ou o dicionário nesse momento, para que o aluno possa verificar se está falando da maneira correta.
5. Escreva no idioma que está aprendendo
Escrever pode ser uma estratégia interessante para fixar o aprendizado das aulas. Busque escrever assuntos que despertam o interesse.
Reservar alguns minutos do tempo de estudos para essa dica pode fazer diferença nos estudos.
A escrita pode ser feita em papéis, blocos de anotações online ou da forma que preferir. O ideal é que essas anotações fiquem por perto e sejam analisadas novamente depois, para que o aluno possa ver sua evolução, conforme as aulas forem avançando.
6. Alimentação e descanso são essenciais
Alimentação, sono, atividade física e descanso são essenciais para uma boa produtividade de estudo.
Quando estamos cansados, o nosso aprendizado não é o mesmo. Por isso, a rotina também precisa ter esses momentos.
Vale lembrar, que a atividade física e o sono são aliados. Com a prática de atividade física, o sono será mais profundo e regenerador.
Inclusive, essas atividades podem ser praticadas ao ar livre, para que o aluno possa se distrair e relaxar.
7. Ensinar o que aprendeu para fixar
Conversar com colegas para saber o nível de aprendizado é um caminho para compreender o assunto. Caso ele não saiba, o que mais entendeu pode ensinar o conteúdo.
Se ficar alguma dúvida, depois a equipe pode mostrar ao professor, para que ele explique melhor o assunto.
Se o estudante não gostar dessas dinâmicas em equipe, ele pode responder alguns exercícios e anotar suas dúvidas.
O diferencial da Fale Alfa no aprendizado do curso de idiomas
Aprender o curso de idiomas não é uma tarefa fácil, mas quando os professores conseguem entender as dificuldades de cada aluno, o aprendizado pode se tornar mais fácil.
Isto porque o profissional saberá desenvolver atividades dinâmicas para deixar o aprendiz motivado para continuar aprendendo.
Aqui na Fale Alfa, sempre levamos em consideração os assuntos e os temas que os alunos mais gostam, para que nas aulas possamos ensinar e relacionar de uma maneira melhor com todos.
Aprenda inglês, espanhol, mandarim, francês e alemão, assim como outros idiomas, em aulas online, com foco em conversação ou coaching individual.
Essa é uma característica que prezamos, e que tem se mostrado um diferencial bastante relevante para o desenvolvimento nos estudos.
E então, pronto para começar a aprender uma nova língua com experiências de aula marcantes? Clique aqui e agende agora a sua aula experimental!